Melhoramento Genético é desenvolvido pela Prefeitura de Lages e já viabilizou entrega superior a sete mil doses de sêmen de gado de leite e corte
24/06/2025 11:24:11
Fotos: Divulgação
Agricultura 24/06/2025 11:24:11
Melhoramento Genético é desenvolvido pela Prefeitura de Lages e já viabilizou entrega superior a sete mil doses de sêmen de gado de leite e corte
Estão disponíveis doses de sêmen das raças Aberdeen angus e Charolês (bovino de corte) e de Jersey e Holandês (bovino de leite)
A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca, desenvolve, desde 2022, o Programa de Melhoramento Genético Bovino (PMGB), com o objetivo de incentivar a criação de gado de leite e de corte. Ao longo deste período (três anos), o Programa já possibilitou a entrega de 7.592 doses de sêmen de gado de leite e de corte às propriedades rurais cadastradas.
O PMGB oferece até 50 doses de sêmen, limitando-se a uma dose por fêmea, quantidade que beneficia o plantel de gado de cada um dos pequenos e médios produtores rurais cadastrados. Atualmente estão disponíveis doses de sêmen das raças Aberdeenangus e Charolês (bovino de corte) e de Jersey e Holandês (bovino de leite).
Para se cadastrar neste Programa de incentivo à bovinocultura, o produtor rural precisa entrar em contato diretamente com a equipe de médicos veterinários da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Pesca, situada no bairro Universitário - rua Sebastião Schmidt, nº: 288, próxima à Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). “Reduzir custos e riscos de doenças, e melhorar a renda dos pequenos e médios produtores rurais são os principais objetivos deste Programa. A adesão ao PMGB é voluntária, mediante requerimento e cumprimento de requisitos de propriedade e regularidade fiscal”, salienta o secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca, Pedro Donizete de Souza.
Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!